11 NOV 2021
VEREADORES PARTICIPAM DE EVENTO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA “GIGANTE GUARANI APUÔ COM FOCO NO MEIO AMBIENTE

No dia 11/11 aconteceu o lançamento do Programa “Gigante Guarani Apuã”, realizado no anfiteatro do Parque Municipal de Botucatu. Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores de Anhembi Rodrigo Pomba (PSD), acompanhado dos Vereadores Marcos Paulino e Marquinho Batista (ambos Cidadania), este também representando os pescadores locais e pela Prefeitura a Diretora de Meio Ambiente Lilian Boneberg.

O projeto visa o diagnóstico, prognóstico e planejamento da preservação e manutenção das águas das microbacias dos rios Capivari e Alambari entre os municípios de Botucatu e Anhembi. O evento foi marcado pela preocupação com o meio ambiente local, sendo uma área de repositório do aquífero Guarani. Serão desenvolvidos trabalhos que envolverão os moradores das localidades e os estudantes da rede pública.

Na oportunidade, após as apresentações dos palestrantes, Rodrigo Pomba fez uso da palavra e solicitou que a palestra fosse realizada também na cidade de Anhembi, com o objetivo de ampliar a participação e envolver a comunidade local com o assunto. Os organizadores aceitaram a sugestão e ficaram de combinar uma data em breve.

AQUÍFERO GUARANI

O Aquífero Guarani, encontra-se sob área de quatro países: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Somente no Brasil percorre 8 estados, do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso. Com uma extensão calculada em mais de 1 milhão de km2, somente no estado de São Paulo abastece total ou parcialmente, cerca de 200 cidades. Só a área de recarga tem 46.211 Km2 que equivale a 4,6 milhões de hectares. É considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea do planeta, com 37.000 Km3 de água de capacidade e um volume anual de 163 Km3 de fluxo de recarga – um verdadeiro Gigante Guarani! (FONTE: https://giganteguarani.org.br/aquifero-guarani/).