Conforme sentença do auditor Samy Wurman do Tribunal de Contas do Estado, publicado no Diário da Justiça do Estado em 03 de junho, o concurso público nº 01/2023 da Câmara Municipal de Anhembi, tendo como responsável o Presidente da Câmara Rodrigo Elias Pinto, foi julgado LEGAL, ou seja, “concluiu pela regularidade da matéria, após ter verificado o atendimento dos princípios regedores do certame, que as admissões estavam condizentes com o quadro de pessoal, o respeito à ordem de classificação e a formalização dos Termos de Ciência e Notificação”.
Com a realização do concurso e posterior contratação dos aprovados, o quadro de servidores da Câmara foi reforçado, com isso, melhorando e qualificando um grupo que já era bem avaliado. O fortalecimento do Poder Legislativo passa pela estruturação de seus servidores através de concurso público e posterior capacitação de seus servidores. Com isso, ganha a população que poderá contar com uma instituição independente e cumpridora das suas funções.
Concurso público é um processo de seleção realizado por órgãos governamentais para o preenchimento de vagas em cargos públicos. As seleções são abertas para que qualquer pessoa que preencha os requisitos estabelecidos no edital possa participar. O edital é o documento que rege todas as etapas do processo. Além de ser uma forma de gerar emprego e renda para a população.
Essa decisão do Tribunal de Contas é mais um reconhecimento que o trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores preza pela seriedade e respeito ao cidadão.