20 SET 2023
Câmara de Anhembi recebe visita de diretor da UVESP
A Câmara Municipal recebeu na quarta-feira (20/09), a visita do sr. Luis Mário Machado dos Santos (Marinho), diretor do “Programa de Integridade Pública”, treinamento e capacitação ministrados pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

A Câmara de Anhembi está participando das capacitações do “Programa de Integridade Pública Municipal”. O objetivo do Programa é fomentar uma cultura de integridade, prevenir a corrupção e promover a ética nas administrações públicas, reconhecendo o esforço das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado de São Paulo na implementação do Programa.

A visita teve o intuito de fortalecer o relacionamento dos integrantes, bem como sanar dúvidas, discutir, orientar e promover um espaço democrático de ideias acerca das fases do Programa e das “lições de casa” propostas pela capacitação.

A 1ª fase do Programa de Integridade Pública Municipal consiste em: processos, monitoramento, gestão de riscos e conformidade com as legislações no tocante à administração. A 2ª fase trata da Governança: ações que fomentem a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Plano Diretor, Plano de Governo, PPA, LDO e LOA. “Governo Aberto” é o norteamento da 3ª fase do Programa e envolverá todas as esferas da sociedade: universidades e fundações, sociedade civil organizada, empresários, comerciantes, ADLs. E a 4ª e última fase do Programa trabalhará a capacitação continuada: captação de recursos, gerenciamento de projetos etc.

Ao final do Programa, a UVESP irá premiar todas as Prefeituras e Câmaras Municipais que atingirem as métricas propostas pelo regulamento do “Selo de Integridade Pública Municipal”. Dessa maneira, os municípios estarão fortalecidos rumo à gestão democrática, participativa, íntegra e próspera para as gerações futuras, e a população poderá contar com eficiência e transparência do Poder Público.