No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.
“Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde. É um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país. Durante este mês, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral”,
esclarece.
https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-promove-conscientizacao-sobre-cuidados-com-a-saude-masculina/#:~:text=INÍCIO-,Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina,prol da saúde do homem.
Inclusive, o Poder Legislativo de Anhembi, com esforços, visa atender a população, na formulação e na mediação de políticas públicas.