Ao final do Século XIX, surgiu um pequeno povoado entre as cidades de Bofete e Capela da Ponte do Rio Tietê (Anhembi), beneficiado pela construção e instalação de um ramal da linha férrea da "Antiga Estrada de Ferro Sorocabana" na localidade. Hoje, sua estação é chamada de Pirambóia-Velha, tendo sido inaugurada no dia 20 de março de 1888.
Nesta época, esse povoado pertencia ao território do município de Bofete, que, pela lei 596 de 24 de maio de 1899 tornou-se distrito de paz.
Após se tornar distrito de Bofete, Piramboia veio ganhando grande atenção, já que a passagem do trem nas localidades na época trazia grandes benefícios desde a compra e venda de mercadorias até a locomoção dos moradores a outros municípios.
Ganhou tanta importância que, no dia 20 de maio de 1934, Piramboia foi desmembrada de Bofete e passou a pertencer a Anhembi. Devido à importância de Piramboia, em menos de um mês, Piramboia acabou recebendo a sede do município, que passou a se chamar município de Piramboia em 12 de junho de 1934.
Durante os 13 Anos da Sede do Município em Piramboia, foi transferida para a Comarca de Conchas. A principal marca que esse tempo deixou foi a rivalidade política de Anhembi contra Piramboia e vice-versa. Uma carta escrita por Manoel de Mattos, Diretor em Comissão do Grupo Escolar de Piramboia em 23 de julho de 1935, diz:
Ocasionado pela insistência dos políticos de Anhembi com apoio de deputados estaduais, criou-se a lei 233 através da qual, no dia 24 de dezembro de 1948, o município de Piramboia passou a ser novamente Município de Anhembi, o qual é, até hoje, a sede do município.